Veja os principais modelos de carpete e como mantê-lo limpo

Se você tem interesse em colocar um carpete na sua casa, este artigo vai te ajudar a encontrar o modelo ideal.
Para quem gosta de transformar o ambiente, os carpetes são a melhor escolha. Com diferentes modelos e cores, eles deixam qualquer cômodo com uma característica única.
Abaixo você encontra os principais modelos de carpete, e nós ainda te ajudamos com dicas para mantê-lo limpo e bonito.
Carpete de manta
É a melhor alternativa para quem deseja um ambiente refinado e aconchegante. Esse modelo também evita a umidade e tem uma longa duração.
Carpete de nylon
Esse modelo de carpete é confeccionado em fibras, e uma das vantagens é que ele não absorve tanta sujeira, além de ser resistente ao mofo. Ele é ideal para ambientes com maior circulação de pessoas, como escadas e salas de estar.
Carpete de polipropileno
É um dos carpetes mais resistentes, sendo indicado para onde o risco de manchas é maior, como quartos de crianças. Ele vai ser o grande aliado dos pais, que vão poder deixar as crianças brincarem à vontade.
Carpete em placa
Se você tem um ambiente comercial esse modelo é o ideal, com instalação e manutenção fáceis. Caso alguma placa fique danificada, elas podem facilmente serem substituídas sem prejudicar o piso.
Carpete de poliéster
O carpete de poliéster é resistente ao peso dos móveis, porém é indicado para ambientes onde a movimentação dos móveis é menor. Uma de suas qualidades é ser mais ecológico e impedir a formação de mofo.
Como dissemos acima, vamos mostrar como cuidar do seu carpete para que ele dure por mais tempo e esteja sempre limpo. Aqui vai algumas dicas:
Aspiração – O carpete é algo muito suscetível a poeira, que pode danificar as fibras e causar uma má aparência. Para resolver esse problema use um aspirador de pó nas limpezas, lembrando de passar o equipamento no sentido das fibras.
Remover manchas – Carpete manchado? Calma! Em primeiro lugar, não deixe a mancha secar, manchas secas são mais difíceis de limpar. É importante remover a maior quantidade possível do que foi derramado. Para líquidos, use um papel toalha para absorver. Em manchas sólidas, raspe o excesso e use o aspirador.
Retirar os pelos – O aspirador de pó pode não ser suficiente na hora da limpeza, principalmente quando se tem animais. Para esse tipo de material, uma solução caseira pode ajudar: uma parte de vinagre branco para uma parte de água. Aplique com a ajuda de um pano úmido e em seguida passe o aspirador.
Além de todas essas dicas é importante manter uma frequência de limpeza, para evitar resíduos e manter o seu carpete o mais limpo possível. Recomendamos que você faça essa limpeza semanalmente, e evite ficar muito tempo sem limpar. Outra coisa importante é deixar janelas abertas, para que a circulação do ar ocorra e para dispersar possíveis impurezas no carpete.
Este artigo te ajudou? Conta pra gente que vamos adorar saber que as nossas dicas foram úteis!